O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, no arquipélago do Marajó, promove até a próxima sexta-feira (10) uma programação alusiva à ‘’Semana do Meio Ambiente’’. A ação terá início nesta quarta-feira (08), às 10h, com a abertura da Sessão Pipoca Sustentável, que terá como exibição, o documentário ‘’Seremos História?’’, do ator Leonardo DiCaprio, no auditório do hospital.
Na quinta-feira (09), a partir das 10h, os colaboradores da unidade hospitalar participarão da ‘’Caminhada Ecológica’’, até a horta do HRPM, com repasse de informações, orientações além de dicas relacionadas a sustentabilidade.

A programação se encerra na sexta-feira (10), com a ‘’Pedalada Ecológica’. A ação começa às 17h00, saindo de frente do HRPM, percorrendo as principais ruas cidade. A pedalada conta com apoio de parceiros, e será aberta para a comunidade brevense.

O Regional do Marajó desenvolve projetos voltados a preservação do meio ambiente, como o projeto “Horta Hospitalar”, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizado em parceria com a comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS), desde o ano de 2012. A horta tem 180 metros quadrados, produz 80% dos legumes consumidos no Hospital, ajudando a manter uma dieta saudável e balanceada pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND), fundamental para a evolução do quadro de saúde dos usuários e qualidade alimentar dos colaboradores.

O HRPM também aderiu o projeto ‘Guardião Azul’’, sobre condução do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades hospitalares em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O projeto visa impulsionar práticas de preservação do meio ambiente, a campanha “Corrida Ambiental”, consiste em um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável, dentre os temas estão questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação