A Prefeitura Municipal de Breves (PMB), iniciou hoje, 9 de junho, a quarta etapa da ação Prefeitura Itinerante, que tem o objetivo de realizar serviços de assistência social, utilidade pública, educação, lazer, atividades lúdicas e recreativas, oficinas e palestras sobre o manejo do açaí, da malva, juta, cacau, e o cultivo de hortas comunitárias. A expedição conta com uma tripulação de 60 servidores embarcados na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS) e no barco de apoio das secretarias, destinados à trabalhos em 11 comunidades ribeirinhas do município, levando cidadania por meio de ações que promovem o desenvolvimento social e econômico de Breves e região. Nesta quinta, a equipe da força tarefa está na Vila Bela Vista, localizada no Rio Tauracu.

Ao longo deste primeiro semestre de 2022, o projeto já efetuou aproximadamente 270 mil atendimentos, e nesta viagem, pretende alcançar a meta de mais 90 mil com serviços ofertados pelas secretarias municipais, pelo Cartório Segundo Ofício de Breves, Bombeiro Civil e Guarda Municipal.

“Os atendimentos chegam também para comunidades de outros municípios, pois o barco de apoio e a UBS ancoram em locais que são fronteiras como Anajás, Gurupá, Afuá e Melgaço, abrangendo cidadãos vizinhos”, declarou Joine Lima, chefe de gabinete do prefeito de Breves, Xarão Leão.

Hitna Gabriela, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), falou sobre os trabalhos na ação. “A SEMMA vem desenvolvendo ações lúdicas com as crianças desde o início do projeto. Como essa viagem é um retorno nas comunidades já visitadas, estamos realizando uma nova dinâmica. Já ensinamos as técnicas de produção do sabão à base de óleo, e agora vamos ensinar a economia doméstica através da confecção caseira de vassouras feitas de garrafa pet, reaproveitando o lixo, contribuindo com a preservação do meio ambiente”.

“A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está desenvolvendo o Projeto Vaga Lume, que tem como missão incentivar a leitura para as crianças através da contação de histórias. Também fazemos a Busca Ativa mapeando e identificando crianças com idade para matricula escolar que estão fora da escola, realizando a matrícula imediata”, declarou Monique Rodrigues, professora embarcada da SEMED.

Um trabalho muito importante, também está sendo realizado pela Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE), contou Alam Rendeiro, coordenador da viagem e representante da secretaria. “Na gestão do prefeito Xarão, o município conquistou o Posto Sistematizado da Pesca, que atende toda região do Marajó, só Breves tem esse serviço. Estamos identificando pescadores, mapeando e imprimindo suas carteirinhas, para que eles tenham o direito ao Seguro Defeso. Tem pescador que ainda não conhece esse serviço. Essa é uma ação extremamente necessária para o desenvolvimento econômico da região”.

“No caso do Instituto Previdenciário do Município de Breves (IPMB), mostramos a importância de benefícios como a aposentadoria por invalidez, aposentadoria compulsória, voluntária, especial e pensão por morte. Explicamos o processo de cada uma, como o segurado pode estar agindo, e realizamos também o Censo Previdenciário”, explicou Doralice Câmara, Presidente do IPMB.

Magda Mendes, tabeliã do Cartório Segundo Ofício de Breves, destacou serviços importantes. “O cartório está com o papel de ofertar registros e emissão da 1° e 2° via de nascimento, além do reconhecimento de paternidade”.

“A Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos e Esporte (SECULTE), está cadastrando artistas para o reconhecimento de suas demandas, e realizando uma programação cultural com o artista Zaque Sá. Os talentos que forem identificados também participarão das apresentações”, confirmou Josiele Melo, secretária titular da SECULTE.

Segundo Soraya Caramês, secretária da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), o projeto está sendo um sucesso. “O objetivo está sendo concluído muito bem. Famílias não possuíam cadastro do Programa Bolsa Família, agora já tem. Muitas perdiam seu benefício porque não tinham condições de chegar no meio urbano do município, então estamos levando esses serviços e outros às pessoas que nunca tiveram acesso aos mesmos, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.”

É Pensando no bem estar e qualidade de vida da população que a Prefeitura Municipal de Breves desenvolve dentro do plano de governo, diversas ações de cidadania com todas as secretarias integradas e apoio de parceiros. Até o final do ano, a previsão é de que 100% da população do interior tenha acesso ao projeto.

 

Fonte: Prefeitura de Breves
Foto: Divulgação