Um seminário organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, realizou um curso de capacitação e atualização sobre os cuidados com a saúde masculina. A ação faz parte da programação do calendário “Novembro Azul”.

Cerca de 70 profissionais da área da saúde, entre agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, gestores do 8º Centro Regional de Saúde, participaram do evento, que aconteceu na cidade de Breves, na Ilha do Marajó, no período de 1 a 3 deste mês.


Foto: Divulgação

Com o tema “Novembro Azul e Saúde Mental”, o seminário abordou diversos assuntos relacionados à saúde do homem, como câncer de próstata, pênis, mama, além da saúde mental, álcool e outras drogas. Eles receberam capacitação sobre como orientar o homem a aderir ao pré-natal do pai/parceiro. “O pré-natal do parceiro é uma ferramenta na qual o homem acompanha sua parceira no processo de gravidez, recebe todas as orientações sobre os cuidados com a criança, ofertas de serviços como atualização do calendário vacinal, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, atendimento a saúde bucal exames laboratoriais e orientações para poder acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu filho”, explicou o coordenador de saúde do homem, Diego Cutrim.

Durante o encontro, os profissionais também receberam material impresso e digital voltado para o tema. A ideia é que a ferramenta com a temática seja compartilhada com os demais profissionais da área no município.  Vale ressaltar que a campanha “Novembro Azul” tem como objetivo abordar a saúde do homem de forma integral e não apenas o câncer de próstata.


Foto: Divulgação

“É importante atualizar os profissionais de saúde que trabalham na atenção primária e fortalecer a política de saúde do homem, para que eles possam fazer a busca ativa e sensibilizar os usuários para terem cuidado com a sua saúde de forma integral, assim como a mulher, o idoso e a criança já tem essa rotina”, destacou o coordenador.

O curso de capacitação pretende, ainda, estimular os profissionais da saúde a trabalharem a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH) durante todos os meses do ano. Em janeiro deste ano, a Sespa lançou o calendário colorido voltado para a saúde do homem, onde o profissional é orientado a trabalhar mensalmente um tema. O material já vem sendo utilizado é utilizado por vários municípios do estado do Pará.

 

Fonte: Agência Pará de Notícias
Foto: Divulgação