A Academiado Oscar implementará regras de vestimentas com trajes sustentáveis para o seu tapete vermelho em 2023. A informação é do portal especializado em moda “WWD”.

Desde 2011, a organização já é parceira da ONG Red Carpet Green Dress (RCGD) em uma iniciativa para incentivar os convidados da festa do cinema mundial a priorizar materiais com origem sustentável, como o Tencel. A partir de agora, este projeto será reforçado e um “guia de estilo para o tapete vermelho” será enviado a todas as estrelas com recomendações para que seus looks respeitem o meio ambiente.

novo guia deverá encorajar atores, atrizes, diretores, produtores e mais membros das equipes da indústria cinematográfica a fazer escolhas sustentáveis, como reutilizar peças, além de oferecer ideias e exemplos de looks já usados no tapete vermelho que incluem “ações circulares”, zerando seu impacto ambiental.

A expectativa é que o guia seja disponibilizado no próximo mês e deverá também ser divulgado ao público, para incentivar uma abordagem à moda responsável. Apesar do projeto, as regras não serão obrigatórias — as estrelas são livres para optar pelas roupas que preferirem, mas serão incentivados a seguirem as orientações.

“Apesar de a Academia permanecer consistente em seu compromisso de operar como uma organização socialmente responsável com a sustentabilidade em nosso coração, nós reconhecemos que há sempre mais que possamos fazer. Estamos orgulhosos de nossa parceria com a RCGD Global”, disse a vice-presidente de Impacto e Inclusão da Academia, Jeanell English, ao veículo.

Como parte da expansão da parceria entre a Academia do Oscar e a RCGD, também foi lançada nesta quinta (17) uma série de “Noites Sustentáveis”, jantares que promoverão o novo guia de estilo através de celebridades que funcionarão como embaixadoras do projeto.

A rede de famosas ativistas que já foram escaladas como embaixadoras inclui Sophie Turner, Marlee Matlin, Tati Gabrielle Billie Eilish. No primeiro jantar, foi oferecido um cardápio baseado em vegetais, ainda de acordo com o WWD. O próximo está marcado só para março, logo após o 95º Oscar.

 

Fonte: Roma News
Foto: Reprodução/Instagram