As obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Breves, no arquipélago do Marajó, seguem dentro do cronograma pelo Governo do Pará por meio da  Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Mais de 105 mil habitantes do municipío serão beneficiados pelo novo equipamento público, que vai trazer desenvolvimento social e econômico, além de desenvolver o turismo da região.

Atualmente, os esforços estão concentrados na concretagem da laje e reforço da estrutura do píer central. Também está sendo feita a execução das lajes da cobertura e do pavimento superior, além da preparação da estrutura para recebimento da rampa metálica do flutuante. O flutuante está com a estrutura finalizada e segue para fase de soldagem e montagem do convés.


Foto: Divulgação

“O Terminal Hidroviário de Breves é estratégico para região do Marajó, pois a nova estrutura vai garantir segurança aos usuários e auxiliar no escoamento de produção. Temos em nossa hidrovia um fluxo muito grande de navios que vem do Amapá, Amazonas e cidades do Estado. O terminal é a nossa porta de entrada e cartão postal da cidade”, ressaltou o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

Com a reconstrução, o novo terminal de passageiros terá sua área ampliada em mais de 700m², passando de 500,00m² para 1.264,00m². O porto também será contemplado com a construção de um terminal de cargas de 164,00m²; recuperação, reforço estrutural e ampliação do píer de embarque e desembarque de 964m² com inclusão do conjunto naval, passando para 1.365m².

O andamento das obras do novo Terminal Hidroviário de Breves impacta positivamente na economia do município. Atualmente, o canteiro de obras conta com 33 funcionários diretos e mais 15 indiretos.


Foto: Divulgação

Para a comerciante Raimunda Coelho Garcia, que possui uma quiosque de venda de refeições na frente da obra, a esperança é por dias melhores no negócio. “Será muito bom para nós, que trabalhamos aqui em frente por que vão passar muitas pessoas por aqui todos os dias, pessoas de outras cidades, e isso vai trazer mais clientes para gente. Então eu agradeço muito ao governador Helder Barbalho por mais essa obra porque a cidade estava precisando”, conta ela.

 

Mais obras

Ainda em Breves, o Governo do Pará investiu em outras obras como o novo abastecimento de água da cidade, por meio da Cosanpa; entrega das obras de reconstrução da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Gerson Peres, por meio da Seduc; entrega da Escola Técnica de Breves, por meio da Sectet; entrega do Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Marajó; entrega do novo tomógrafo do Hospital Regional do Marajó, por meio da Sespa; entrega da Base Integrada Flutuante, por meio da Segup; entrega do sistema de videomonitoramento da cidade, por meio da Segup, e entrega da reconstrução do Centro de Recuperação de Breves, por meio da Seap.


Foto: Divulgação


Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

 

Fonte: Agência Pará de Notícias
Foto: Divulgação