Começa na segunda-feira (22) as inscrições para o primeiro semestre de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. Os interessados têm até o dia 25 de janeiro para se inscrever no portal Acesso Único, do Ministério da Educação.
O Sisu faz a seleção dos alunos com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na última terça-feira (16). A edição deste ano vai oferecer 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior do país. Quem quer participar do processo seletivo deve ter feito o Enem 2023 e não pode ter zerado a nota da redação.
Veja abaixo dicas de como utilizar sua nota no Sistema de Seleção Unificado.
Até quantas opções de curso posso escolher?
É preciso escolher até duas opções de curso superior, ofertadas por instituições públicas, e se encaixar no limite da oferta de vagas – que leva em consideração a nota do Enem. Podem ser cursos diferentes numa mesma universidade ou cursos em instituições de ensino diferentes.
Como aumentar as chances de passar?
Segundo Edmilson Motta, coordenador do curso Etapa, a primeira opção de curso que o estudante deve indicar é a que ele mais deseja, independentemente da concorrência. A segunda opção pode ser um curso menos concorrido. Isso faz com que o candidato tenha mais chances de passar.
Como usar a nota de corte a meu favor?
Uma vez por dia, o site do Sisu calcula a nota de corte de cada curso oferecido, que é modificada de acordo com a nota de quem se inscrever para a vaga. A dica do coordenador é ficar atento ao site do SISU, já que candidatos podem alterar suas opções quantas vezes quiserem, até o prazo final de inscrição. O que deve ser levado em consideração é a classificação parcial de cada curso, que aponta se o aluno tem chance de conseguir a vaga na chamada regular ou não. O sistema é feito para que os estudantes possam reavaliar as escolhas e aumentar suas chances de ingressar no ensino superior.
Qual o peso das notas?
Cada universidade adota um sistema de pesos diferente. No caso de medicina, o coordenador do Etapa traz um exemplo para o SBT News. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a prova de matemática tem peso 2, mas, na Universidade Federal Fluminense (UFF), o peso é 1. O candidato pode consultar os pesos de cada nota nos sites das universidades que oferecem as vagas, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao Sisu.
Se não for selecionado, o que fazer?
Quem não for selecionado em nenhuma das opções indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das opções de curso por meio da lista de espera.
A manifestação de interesse deve ser realizada no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo site do Sisu.
Cronograma do Sisu para o primeiro semestre de 2024
- Período de inscrições – 16 a 24 de fevereiro
- Divulgação do resultado da chamada regular – 30 de janeiro
- Matrícula da chamada regular – 1 a 7 de fevereiro
- Prazo para participar da lista de espera – 30 de fevereiro a 7 de fevereiro
Por Wagner Lauria Jr./SBT News
Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Comentários