Duas pessoas morreram neste sábado (27) em uma localidade ucraniana próxima da fronteira com a Rússia durante a incursão de um “grupo de reconhecimento e sabotagem” russo, informaram as autoridades locais.

O ataque aconteceu na região ucraniana de Sumy, em uma zona de segurança de cinco quilômetros ao longo da fronteira com a Rússia. Kiev pediu aos moradores que abandonassem a região.

“Durante a manhã, um grupo de reconhecimento e sabotagem inimigo atirou de maneira brutal e cínica contra um irmão e uma irmã”, afirmou a administração regional de Sumy em um comunicado.

O incidente aconteceu na localidade de Andriivka, a quatro quilômetros da fronteira com a região russa de Kursk, acrescenta a nota.

As autoridades dos dois lados relataram várias incursões do tipo desde o início da guerra com a  Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Kiev voltou a pedir aos moradores que abandonem as áreas próximas da fronteira. “Os terroristas russos continuam matando civis. Caso abandonem as áreas perigosas, salvarão suas vidas”, disse o governador de Sumy, Volodymyr Artyukh.

Mais três civis morreram no sábado em bombardeios russos no leste e sul da Ucrânia, segundo as autoridades. Em Beryslav, na região de Kherson, uma pessoa morreu em um ataque com um drone, segundo o governo local.

E na região de Donetsk (leste), duas pessoas morreram em bombardeios, segundo a polícia.

 

Fonte: AFP
Foto: Alexander Kazalov/Sputnik/AFP