Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos sob encomenda do jornal Evening Standard mostra que 57% dos britânicos acreditam que o Brexit trouxe mais problemas que sucessos. Quatro anos depois de entrar em vigor a decisão do referendo popular de 2016, só 13% dos britânicos veem mais sucessos na decisão de romper com a União Europeia.
A decisão foi apertada – 52% a favor e 48% contrários ao Brexit – e, hoje, adultos jovens, moradores de Londres e pós-graduados estão entre os grupos mais desapontados com a saída do bloco econômico e a retomada do controle das fronteiras britânicas.
O voto dos mais velhos num país em que a participação nas urnas não é obrigatória teve um peso decisivo para a ruptura com a UE. Mas a economia britânica não respondeu da maneira esperada. Neste ano, por exemplo, a previsão de crescimento do Fundo Monetário Internacional para o Reino Unido em 2024 é de 0,6%. O bloco europeu deve avançar mais: 0,9%. No ano passado, enquanto os países do G7 subiam, o Reino Unido experimentava recessão.
Um dos efeitos do rompimento foi um aumento da burocracia para as empresas e mais dificuldade para contratação de mão de obra. O controle de imigrantes de fato aumentou, mas teve efeitos negativos para o território.
Apesar da insatisfação, o movimento de volta para a União Europeia é uma pauta ainda restrita à sociedade civil, sem grande repercussão nos dois maiores partidos do país.
Fonte: SBT News
Foto: Reprodução
Comentários