Nos últimos 12 meses, 11 unidades do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) já foram entregues no Pará, o que representa o avanço do Governo do Estado na descentralização dos serviços de trânsito da capital. Além de garantir atendimento de qualidade a curta distância, as novas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) asseguram à população local mais rapidez e conforto no atendimento de habilitação e veículos.
“Continuaremos priorizando esse trabalho, porque estruturar as Ciretrans significa garantir acesso da população aos nossos serviços com todo o conforto e dignidade que merecem. Essa é a principal missão do Detran, servir ao público”, destaca a diretora-geral do Detran, Renata Coelho. Em pouco mais de um ano, cerca de 60% dos serviços de reconstrução previstos foram entregues à população e o restante está em fase de finalização.
Nessa segunda-feira (5), o Pará ganhará mais uma Ciretran, totalmente reconstruída, em Parauapebas, na Região de Integração Carajás. Ela será a 12ª Circunscrição entregue em um intervalo de um ano. Entre as cidades já beneficiadas estão, Paragominas, Tucuruí, Ourilândia do Norte, Itaituba, Rurópolis, Igarapé-Miri, Barcarena, Igarapé-Açu, Ananindeua, Tomé-Açu e Conceição do Araguaia.
Foto: Marcelo Lelis / Ag. ParáGerente da Ciretran de Parauapebas, Brunna Escobar, explica que o novo espaço garantirá mais comodidade, eficiência e segurança para a população do município e de cidades próximas que também serão atendidas. “A agência contará com toda a infraestrutura para que o usuário não precise mais se deslocar para Marabá ou para a sede, em Belém, para ter acesso a atendimento. Essa unidade é de fundamental importância, sobretudo, porque Parauapebas conta com uma mineradora, a qual provoca um fluxo muito grande de veículos e condutores”, pontua.
O engenheiro civil, Matheus Frate, conta sobre a expectativa da população para a entrega da nova unidade. “O município de Parauapebas precisava contar com um espaço como esse, um ambiente amplo, refrigerado, com atendimento rápido e de qualidade, que será a nossa nova sede. As novas instalações vão garantir maior acolhimento à comunidade, além de atendimento técnico”, diz.
O município de Marabá também será contemplado com uma unidade, que além de oferecer todos os serviços do Detran será também polo de impressão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atendendo toda a região sudeste do Estado. Outra unidade, em Altamira, também está prevista para ser entregue neste ano.
“A descentralização do atendimento é fundamental para o bom funcionamento do órgão e traz benefícios, principalmente, para a população, que consegue resolver a sua necessidade com a maior rapidez e sem precisar se deslocar para longe. Eu sou muito bem atendido na Ciretran Ananindeua, desde o servente até o alto escalão, e o prédio conta com uma ótima estrutura. Antes, o atendimento e o espaço não eram assim, com qualidade, hoje em dia eu só tenho elogios”, conta Eduardo Nogueira, que atua como despachante de trânsito desde 1986.
ANANINDEUA – O gerente da Ciretran Ananindeua, sargento Silvano Oliveira, explica que a unidade atende, além do próprio município, que tem aproximadamente 600 mil habitantes, a população de Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Os principais serviços se referem à documentação de veículos e exames práticos, tanto da categoria A, como B e D.
“A população não tinha conhecimento sobre o serviço da Ciretran e após a reestruturação e ampliação da unidade, ninguém mais se desloca para Belém para conseguir ter acesso a um serviço. Todos são atendidos aqui com conforto e qualidade, priorizamos o cidadão e nossos servidores, com um atendimento e acolhimento humanizado”, ressalta.
A reestruturação dos espaços físicos é uma prioridade da atual gestão e objetiva melhorar o atendimento na emissão de CNH e regularização de veículos. As unidades reconstruídas do Detran receberam novos equipamentos e mobiliário, refrigeração, espaços modernizados, ampliação de salas de atendimento e melhorias em geral que estão oportunizando mais conforto para quem busca os serviços do Departamento.
Fonte: Agência Pará
Foto: Marcelo Lelis
Comentários