Com o intuito de alertar para os riscos da prática da automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos, comuns no tratamento de doenças crônicas e agudas, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, promoveu na manhã da última segunda-feira (22), palestra para colaboradores, usuários e acompanhantes, na Recepção Central da unidade hospitalar.

A ação de educação em saúde foi realizada pelo coordenador de Farmácia do HRPC, Márcio Tiago, e teve como foco principal abordar a falta de informação sobre esses procedimentos, visando evitar a banalização no consumo de medicamentos. “O uso de medicamentos de maneira incorreta pode trazer conseqüências como reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios”.

Entre os usuários beneficiados com a ação estava o usuário Rigoberto Pontes Bastos, 58 anos,Rigoberto Pontes Rigoberto Pontes residente em Capanema, que compartilhou a importância da palestra. “Muito esclarecedora, pois muitos, por não terem conhecimento da gravidade da automedicação, podem agravar ainda mais a situação de vulnerabilidade, por causa das doenças’’.

Dados – Em 2023, a unidade registrou mais de 850 atendimentos farmacêuticos, além da dispensação de mais de um milhão de medicamentos aos usuários, reforçando o compromisso contínuo em orientar a comunidade sobre práticas seguras relacionadas ao uso de medicamento.

Marcio Tiago ressalta que essa iniciativa tem a finalidade de garantir a estabilidade dos medicamentos, mantendo suas propriedades físico-químicas em qualidade ideal para o consumo, promovendo o uso racional dos princípios ativos e, assim, contribuindo para a saúde e segurança dos usuários.

O profissional destaca que ações de educação em saúde são de suma importância para conscientizar os usuários e oferecer ajuda especializada no atendimento de medicamentos. Através do contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), o Hospital Regional Público dos Caetés oferece, mensalmente, 70 consultas com profissionais farmacêuticos. Durante esses atendimentos, são fornecidas orientações sobre medicamentos e seu uso contínuo, incluindo reconciliação medicamentosa, orientações de doses, horários e armazenamento adequado.

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista.

Serviço: O CHC integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação