O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, alerta a comunidade sobre o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, elencando possíveis complicações que essa prática traz à segurança e saúde dos foliões.

Renata Feio, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, comenta que o excesso de bebida alcoólica pode causar um impacto negativo no fígado, podendo causar inflamação no organismo, desidratação, problemas gastrointestinais, intoxicação alcoólica, impacto no sistema cardiovascular e imunológico, e comprometimento cognitivo e motor, podendo aumentar o risco de acidentes de trânsito, entre outros.

“É importante aproveitar o carnaval, mas com moderação, cuidando do nosso bem mais precioso que é a nossa saúde, nesse  período festivo em que as pessoas se sentem livres para curtir a folia, mas pode se tornar uma maratona para o corpo. Para manter o pique durante esses dias é preciso adotar alguns cuidados básicos como manter a hidratação, já que o corpo costuma perder muito líquido com a combinação de bebida alcoólica e suor”, pontuou a profissional.

Ela acrescenta que o consumo de água deve ser prioridade, evitando sucos e refrigerantes, sendo ideal o consumo de água de coco, frutas in natura e sucos de frutas naturais, como melancia, melão e laranja por serem frutas com maior quantidade de líquido. Além disso, alerta que, se ingerir bebida alcoólica, é importante intercalar com água.

“Além da hidratação, antes de cair na folia, é importante manter uma rotina de alimentação saudável, com refeições à base de carboidratos, vegetais, frutas e proteínas. Para quem optar por comer fora de casa, é necessário ter cuidado na escolha dos alimentos. Evitar alimentos como frutos do mar, molhos caseiros que necessitam de refrigeração, alimentos em temperatura inadequada, alimentos gordurosos e ultraprocessados, como salgadinhos empacotados e enlatados com alto teor de sódio”, enfatizou Renata Feio.

Lucivaldo Rodrigues, 28 anos, usuário do HRPM, comenta sobre aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante o período festivo do carnaval, tendo em vista que muitas pessoas necessitam de álcool para se divertir. “O consumo em excesso pode causar sérios danos à saúde, podendo custar a própria vida das pessoas. As pessoas devem beber menos e comemorar mais, pois esse é um momento de diversão para todos. Muitas pessoas, sob o efeito do álcool, agem de forma descontrolada”, comentou o empreendedor.


Lucivaldo Rodrigues, paciente do HRPM – Foto: Divulgação

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

 

Serviço

A unidade fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves, na Ilha do Marajó.

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Reprodução