A Prefeitura de Belém entregou um memorando de intenção à empresa Vale S/A, propondo uma parceria voltada à inovação tecnológica com a mineradora. No documento entregue e assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues ao diretor-científico do ITV-DS Belém, Guilherme Oliveira, a Prefeitura solicita a instalação do ITV-DS Belém no distrito de Inovação em Bioeconomia e Economia Criativa, que será instalado pelo município na antiga sede da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na praça das Mercês.
Durante o encontro, o prefeito Edmilson Rodrigues conheceu todo o espaço da ITV-DS. A mineradora investiu cerca de R$ 500 milhões no ITV-DS, que se consolida como uma das instituições de pesquisa em desenvolvimento sustentável da região Norte e conta com 170 pesquisadores bolsistas, 38 pesquisadores permanentes e mais de mil publicações já realizadas.
Cartografia visando a COP-30
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que os técnicos da Vale podem ajudar o município na criação de cartografias para a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP-30), que se realizará em Belém, em novembro de 2024.
“Seria importante desenvolver um sistema para cartografia para sabermos o que temos de verde em Belém, o quanto produzimos de gás do efeito estufa. Isso será muito importante para apresentar na COP-30″, explicou o prefeito na reunião.
“O Instituto Tecnológico Vale, enquanto centro multidisciplinar de pesquisa, busca contribuir com sua atuação, por meio do fomento à pesquisa, com soluções tecnológicas e científicas, que visam a ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade e a interface entre a conservação e o uso dos recursos naturais”, informou Guilherme Oliveira.
Fonte: REDEPARÁ
Foto: Victor Miranda
Comentários