Com construção de laços afetivos entre a equipe de saúde, usuários e seus acompanhantes, não apenas se promove um ambiente de cuidado mais humano, como também melhores resultados de saúde e satisfação geral daqueles que dependem da assistência da do Sistema Público de Saúde (SUS). Essa abordagem centrada no paciente é essencial para aumentar ainda mais a eficácia e a qualidade dos serviços de saúde.

Diante desse contexto, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste marajoara, em alusão ao “Dia da Amizade”, celebrado no último dia 14, destacou o comprometimento institucional para celebrar a data de forma humanizada e de confiança. Josilene Nobre, técnica de Enfermagem do HRPM, explica que durante o atendimento, principalmente com os usuários que passam mais tempo nas Clínicas de Internação, há a construção de laços, estabelecendo relações de companheirismo e respeito, pois há uma troca mútua de experiências entre usuário e profissional de saúde.

“A partir das relações que se constroem, cria-se um carinho. É um grande sentimento de gratidão em conquistar a confiança dos nossos usuários. Uma sensação de dever cumprido”, pontuou. Ela acrescenta que se nota, também, uma melhora no clima organizacional, fazendo que os plantões se tornem mais leves e fluam melhor. Além disso, enfatiza que isso contribui para a autoestima da equipe de saúde: “Há uma satisfação em poder contribuir com a recuperação e bem-estar do próximo, saber que somos conforto e suporte emocional aos nossos pacientes traz uma sensação de felicidade, bem como nos lembra que, por meio da nossa profissão, conseguimos aliviar as dores das pessoas”, finalizou Nobre.

Bendito Tavares, de 50 anos, encontra-se internado no Hospital Regional do Marajó desde 8 de janeiro deste ano. Ele relata satisfação quanto ao seu atendimento, acrescentando que os profissionais do HRPM lhe dão todo o suporte necessário. “O contato que tenho com os profissionais é fundamental, pois sem eles eu já teria desistido, porque não aguentaria sozinho. Eles sempre conversam comigo, me encorajando. Estou muito satisfeito com a forma que venho sendo tratado. Toda a equipe tem sido bem atenciosa. Posso dizer que construí uma relação de companheirismo e amizade com os profissionais, pois me trataram com muita humanidade, como se eu fosse alguém da família. Sou muito grato”, comentou o autônomo.


Usuário Benedito Tavares com Flávia Freitas, técnica de enfermagem do HRPM – Foto: Divulgação

Flávia Freitas, que compõe a equipe que presta cuidados ao Benedito, comenta que, durante a estadia dos usuários na unidade, estabelecer uma boa convivência é fundamental, pois isso possibilita um melhor atendimento por parte da equipe de saúde, e uma maior satisfação dos pacientes. “Ao conquistar a confiança e carinho dos usuários, renovo o sentimento de gratidão e amor pelo que faço, o que transforma o ambiente de trabalho muito mais harmonioso e alegre. Me sinto muito satisfeita em ajudar. No acompanhamento do Benedito, buscamos sempre conversar com ele, dando todo suporte que ele precisa no tratamento e temos um bom retorno, ele é bem tranquilo”, disse a técnica de enfermagem.


Equipe de saúde do HRPM com o usuário Benedito Tavares – Foto: Divulgação

 

Satisfação

O HRPM alcançou média geral do índice de satisfação dos usuários de 99,66%, em 2023, resultado dos investimentos realizados para aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços com capacitação contínua de sua equipe multiprofissional e oferta de tecnologia de ponta para garantir assistência de média e alta complexidade com qualidade, segurança e humanização à comunidade marajoara.

O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Presta assistência de média e alta complexidade para uma população superior a 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) – Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

 

Serviço

O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves/PA. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

 

Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação